A Congregação

Associação Franco Brasileira

Nossa missão é ser presença de Deus, como Anjos, em qualquer área de trabalho, quer nas Escolas, nos Hospitais ou nas Comunidades Inseridas e sempre de acordo com os apelos da Igreja.

ATUANDO A FAVOR DO BEM ESTAR-SOCIAL
Maria de Lourdes Lise*

A Associação Franco Brasileira (AFB) é Entidade mantenedora confessional católica. Constituída, juridicamente, em uma Associação particular, de direito privado, em 11/08/1910, está sediada no município do Rio de Janeiro/RJ, à Rua Alzira Brandão, nº 241 – Tijuca. Fundamenta sua missão no carisma da fundadora da Congregação dos Santos Anjos – Madre Maria São Miguel: “Nossa vocação é a dos Anjos: Presença de Deus no Serviço à Vida, por amor”.

A AFB atua com programas e serviços no país para que o desenvolvimento humano e social tenha reflexos na comunidade, sem exclusões ou privilégios. Investe na capacitação dos profissionais, na adequação do espaço físico, na manutenção, aquisição de equipamentos e materiais, atenta aos novos processos tecnológicos e sistemas de organização social. Incentiva seus empregados a adquirirem conhecimentos e a buscarem a transformação do mundo a partir da mudança de suas posturas e, daí, a de seus alunos, clientes de saúde e dos usuários dos serviços de assistência social. Apoia o desenvolvimento de projetos, dá incentivo material e humano para que a atuação de suas Unidades mantidas seja eficaz. A AFB conta com a colaboração de mais de 1.050 empregados e 21 voluntários, além da atuação gratuita de 124 religiosas da Congregação dos Santos Anjos, associadas da AFB, que desde o ano de 1980, também desenvolvem o trabalho de inserção social em locais de vulnerabilidade no país.
Faz parcerias com a sociedade civil e Órgãos públicos, e convida pessoas dispostas a participarem de ações nas localidades onde está inserida, a fim de criar uma Rede de promoção e proteção social. Trabalha para a redução das fragilidades humanas, criminalidade e da violência, através dos serviços que promove. Na definição e desenvolvimento das ações faz o mapeamento das informações sobre a população e área de abrangência onde está presente e identifica as demandas socioassistenciais, educacionais e de saúde através de entrevistas, avaliações sociais, anamneses e visitas domiciliares; de pesquisas próprias e das realizadas por entidades públicas e privadas.

IMG_2161

NA EDUCAÇÃO, a Associação Franco Brasileira promove o Ensino Básico e o Profissional, seguindo orientações da fundadora da Congregação dos Santos Anjos – Madre Maria São Miguel: “A finalidade da Obra é a dedicação à Educação Cristã da juventude conformando-se aos progressos da época, às posições sociais das famílias, às necessidades das localidades, às vocações particulares e conhecidas dos alunos. A dedicação à Educação é o caráter distintivo, a alma, a vida, a felicidade dos Santos Anjos”.

Para isto, mantém 07 Unidades no país: Colégio dos Santos Anjos, nas cidades de Além Paraíba, Juiz de Fora e Varginha (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro e Vassouras (RJ) e o Centro Educacional Santos Anjos, em Caçador (SC). Nessas Unidades privilegia a formação geral dos alunos e abre espaços para que a Educação não aconteça somente nos bancos escolares, mas também, em ambientes sociais, culturais, tecnológicos e de lazer.
As práticas pedagógicas abordam os conteúdos conceituais e atitudinais, estimulando a investigação e a aprendizagem significativa: questões que envolvem o planeta e interferem no dia-a-dia, que promovam a leitura, a escrita, as artes, as ciências e a educação inclusiva, que preservem a cultura e a história regional e do país, que tratem da diversidade e incentivem o voluntariado, a boa convivência, a atenção e o respeito.
Mais de 110 mil alunos já passaram por seus espaços escolares. Muitos deles tiveram ingresso imediato no Ensino Superior e se distinguiram pelo preparo acadêmico, sua formação ética, humana, social, solidária e cristã, estando hoje contribuindo, positivamente, para com a comunidade.
O esporte, a cultura e a espiritualidade são valorizados como princípios essenciais na formação do aluno.
Além de propiciarem um ambiente educativo mais dinâmico e sustentável, práticas são sempre desenvolvidas para potencializar a aprendizagem cooperativa, adotando uma linguagem mais próxima e adequada às crianças e aos adolescentes como: o Projeto Redação (apoio da Fundação Biblioteca Nacional), Hora do Conto na Biblioteca, Mostra Educação e Cultura, Projeto Vovô e Vovó, Alimentação Saudável, Iniciação Científica, Projeto EASA e o Circuito Literário; as aulas excursionadas que enriquecem os conteúdos trabalhados em sala de aula; os Jogos Internos e a Olisa, competições esportivas em que os alunos exercitam o respeito mútuo e a aceitação dos próprios limites e do outro; o Projeto Liderança, que incentiva a organização estudantil; a Oficina dos Anjos, o Tapete Solidário, o Crescer com Arte, o Lápis na Mão, a Gincana da Solidariedade, O Dia do Brinquedo Solidário e a Fogueira Solidária que são algumas das práticas de solidariedade que envolvem toda a comunidade educativa e religiosa.
O voluntariado jovem é incentivado através da Liga Jovem Santos Anjos favorecendo a educação crítica e reflexiva, pessoal e social do aluno, mostrando que cidadania, solidariedade, dignidade e respeito às diferenças são valores fundamentais para a convivência e o bem estar da comunidade. A AFB une-se a campanhas de instituições como a Polícia Militar, Lions e Rotary Club, e os Correios.
Utilizando-se dos privilegiados espaços ecológicos existentes nas Unidades, realiza a sensibilização, conscientização e mobilização a favor do meio ambiente através de projetos como o Lixo no Lixo, o Bichinhos no Jardim, o Super R e o Ecoarmazém.
A AFB tem obtido excelentes resultados e importantes reconhecimentos nesses últimos anos. No último ano manteve o índice de aprovação nos vestibulares. É medalhista de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, Física, Química e Astronomia.
Pelos impactos positivos na comunidade a AFB tem sido premiada e tem recebido selos de certificação em responsabilidade social. O Projeto Lápis na Mão foi premiado com o Troféu Assis Chateubriand de Responsabilidade Social. Suas Unidades recebem o Selo Escola Solidária, desde o ano de 2003, como escolas comprometidas com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, de participação e de responsabilidade social.
As Câmaras Municipais têm-lhe deferido moções de aplauso e homenagens pelos anos de atuação na Educação.
A AFB é detentora da Ordem do Mérito Educacional Mineiro – Grau Grande Medalha, outorgada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, às instituições cujos anos de existência certificam a prestação de relevantes serviços à educação. Recebeu certificado da prefeitura de Varginha por ter colaborado, com suas ações, para a conquista do Certificado “Município Adolescente Participativo”.

Hospital Maicé

NA SAÚDE, a AFB mantêm serviços médicos ambulatoriais e hospitalares, de urgência, emergência e de internação. Nessas Unidades não se medem esforços para atender, mesmo sem AIHs.
A AFB Incentiva, promove e facilita a preparação de agentes na área de saúde. Mantém o atendimento aos usuários SUS acima de 60% de sua capacidade.

Desenvolve projetos sociais voltados à saúde e à saúde preventiva, buscando sanar e inibir as desigualdades sócio-sanitárias.

Dá acesso aos serviços proporcionando igualdade no atendimento e considerando as condições sociais de cada doente. Empenha-se na prestação de atendimentos em saúde complementados por atividades que vêm se tornando fatores determinantes na convivência confortável com o sentimento negativo da internação, no alívio da doença e melhoria da qualidade de vida para clientes e acompanhantes, que reduzem o tempo de permanência no hospital.

O Projeto Saúde na Comunidade solidificou a presença da AFB na região, pelas ações promovidas e pela articulação com diversas empresas e Instituições públicas, que, unindo-se, promoveram ampla e complexa movimentação em prol da saúde e da cidadania.

Os órgãos gestores de Saúde, no município de Caçador, onde a AFB está presente, atestam a regularidade dos serviços prestados ao SUS e o cumprimento das metas quantitativas e qualitativas estabelecidas nos convênios com o Hospital Maicé.

casa de repoudo 02

A ASSISTÊNCIA SOCIAL se traduz na atuação da ILPI – Casa de Repouso Madre Maria São Miguel, referência no município de Juiz de Fora, que recebeu o Prêmio Reconhecer, do CMAS de Juiz de Fora, por contribuir “ativamente nas políticas de assistência social”.
A ILPI funciona em unidade inserida na comunidade, com características residenciais, ambiente acolhedor, estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar.
A edificação é organizada de forma a atender aos requisitos previstos nos regulamentos existentes e às necessidades das usuárias, oferecendo condição de habitabilidade, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade.

Conta com pessoal habilitado, treinado e supervisionado por equipe técnica capacitada para auxiliar nas atividades de vida diária.
Na Casa Irmã Felicidade a ação assistencial complementar é desenvolvida através de oficinas ministradas às crianças e adolescentes de comunidades pobres do entorno do bairro Tijuca, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, vem estimulando a permanência na escola, a convivência familiar e contribuindo para a diminuição da violência, do envolvimento com drogas e da gravidez precoce.
Também na Oficina Aprendendo Juntos promove a Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos.
Como Entidade Beneficente de Assistência Social materializa ações dando acesso às informações; promovendo a saúde; o estabelecimento da cidadania, o estreitamento de laços familiares, orientando as famílias para as medidas básicas de saneamento e de higiene. Promove ações de formação humana para a melhoria do convívio, para a formação de valores, de hábitos e atitudes, respeito aos indivíduos, ao bem público e às diferenças.

O acesso a bens e serviços básicos continua dependendo do rendimento familiar, a qualidade de vida continua dependendo de soluções sanitárias. Persistem as desigualdades educacionais, ainda há crianças trabalhando e por isso, deixando de frequentar a escola e jovens abandonando os estudos para submeterem-se a um subemprego. A urbanização desordenada acelerou-se nas últimas décadas, criando a necessidade de atendimento simultâneo das necessidades básicas.

A Associação Franco Brasileira mantém, além das Unidades Educacionais, de Saúde e das de Assistência Social, a Betânia – Casa de Encontros e Oração como unidade de apoio às atividades de capacitação de seus profissionais e unidade complementar as atividades escolares dos alunos Santos Anjos, onde são também sediados eventos de formação humana, cristã e profissional de crianças, jovens e adultos da região. A Betânia apoia os grupos comunitários e organizações sociais. Os espaços da Unidade são disponibilizados à comunidade para hospedagem, lazer, recreação, estudo e oração. Nessa e nas outras Unidades, residem Religiosas da Congregação dos Santos Anjos que atuam gratuitamente na assessoria a cursos de formação para a ética, a cidadania, fé, política e valores familiares, acolhem e orientam pessoas que buscam aconselhamentos.

O Sítio Santos Anjos é mantido como recurso complementar às atividades desenvolvidas no Centro Educacional Santos Anjos pelo ambiente favorável às aulas excursionadas, passeios recreativos e orientações sobre o meio ambiente. Além disso, apoia a gestão de saúde, suprindo algumas necessidades do Setor de Nutrição e Dietética da Rede Hospitalar Santos Anjos.

A atuação da AFB dá-se em consonância com a Constituição Federal, a Lei Orgânica de Assistência Social, o Sistema Único de Assistência Social, o Sistema Único de Saúde, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso, a Lei 12.101/2009 e legislação complementar. À luz do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, do Plano Nacional de Educação, do Plano de Desenvolvimento da Educação e do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação, do Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência, do Pacto Pela Saúde, da Política Nacional de Humanização, das Políticas Públicas sobre Drogas, da Política Nacional do Idoso e da Política Nacional de Assistência Social e de outros documentos que regulamentam o amparo social através da Educação, Saúde e Assistência Social.

A Associação Franco Brasileira está presente no país, formalmente, há mais de 100 anos, vivenciando a fruição dos dons da vida, da conquista de amigos e da fraternidade. Escrevendo páginas primorosas, mostrando que os valores da organização, da disciplina, da perseverança, da dedicação ao trabalho e do respeito à pessoa ampliam fronteiras e resistem à passagem do tempo.

* Maria de Lourdes Lise é Ex-Superiora Geral da Congregação dos Santos Anjos e Ex-Presidente da Associação Franco Brasileira – ambas sediadas na cidade do Rio de Janeiro / RJ.