Nossa História

franca_ 022

A Congregação dos Santos Anjos, que é de Direito Pontifício, surgiu como resposta a um apelo de Deus, reconhecido nas circunstâncias históricas do momento. Assim, a Igreja foi enriquecida com o Carisma que, ainda hoje e sempre, deve ser vivido autenticamente por nós, Irmãs dos Santos Anjos.

Em uma Sociedade marcada pelo esfriamento da fé e aversão aos valores religiosos, Madre Maria São Miguel viveu uma doação total a Deus, na abnegação de si mesma e por um zelo profundo e desinteressado pela Educação e pelas obras que respondiam aos apelos da Igreja de seu tempo. Tal objetivo continua sendo o ideal da  Congregação.

Nossa Congregação é de origem francesa, mas a Sede foi transferida para o Brasil em 1947. Na França, atualmente, temos  duas Casas: uma em Mâcon, onde funciona um Pensionato para Senhoras e Moças, e outra Comunidade em Estagel, onde as Irmãs atuam em várias Pastorais, a serviço da Vida, por Amor.

Razões da vinda ao Brasil

As Irmãs francesas, há tempo, vinham pensando em partir para uma fundação em um outro país. Após muita oração e reflexão, estudaram várias possibilidades. Então, um sacerdote, irmão de uma aluna nossa na França, e que trabalhava no Brasil, descreveu a realidade brasileira de Escolas Católicas e que aqui havia um bom campo para Evangelização. Assim, as Irmãs em 1893, no dia 22 de maio, chegaram ao Brasil e se instalaram no Andaraí-RJ. Logo depois, transferiram-se para a Tijuca, à Rua 18 de Outubro, nº 95, onde funciona até hoje o Colégio dos Santos Anjos instruindo crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio.