Vocação

DSCN0758

“AMAR e SERVIR é o sentido que as Irmãs dos Santos Anjos procuram dar à sua vida.

A Vida Religiosa se abre como um caminho a percorrer em companhia de Jesus ao longo de toda uma existência.

Tudo começa pelo CHAMADO, percebido, misteriosamente, no segredo de um coração já habitado pelo amor do Senhor.

Vem depois de um tempo de maturação – Postulado, Noviciado – numa vida partilhada com outras Irmãs.” (Revista Servir e Amar – Congregação dos Santos Anjos)

ACOMPANHAMENTO

A pessoa, acolhida na sua inteireza e identidade, chamada à liberdade para a auto-transcendência, é o centro do processo formativo.

O ser humano é um ser em relação e se projeta para “além de si mesmo”, autônomo e livre para decidir. Ao mesmo tempo, faz a experiência de ser criatura finita que “não se basta a si mesma” e não consegue “por si só” construir-se e realizar-se plenamente. Como um ser em relação, necessita do outro. A alteridade é parte da experiência humana. A plenitude pessoal só se concretiza na convivência e no Dom gratuito de si mesmo.

O acompanhamento vocacional é feito nos diversos locais onde atuamos assim como de materiais didáticos e a presença das Irmãs Promotoras Vocacionais. (Plano Orgânico de Formação dos Santos Anjos)

DSCN0668

 FORMAÇÃO E SUAS FASES

Aspirantado: É um período de sensibilização no qual a jovem é acompanhada em seu processo sistemático de crescimento pessoal, grupal e de discernimento vocacional. A aspirante é introduzida gradual e progressivamente no estilo de vida da Congregação. O Aspirantado inicia-se após o acompanhamento por parte da Animadora Vocacional e prolonga-se até atingir os objetivos estabelecidos para este período de formação. Pode realizar-se em Casa de Formação, nas Comunidades ou na própria família, com o devido acompanhamento. (Plano Orgânico de Formação dos Santos Anjos)

Postulantado:
 É o período de formação inicial que precede o Noviciado e possibilita à jovem formanda crescer no conhecimento de Jesus Cristo e cultivar um relacionamento pessoal com Ele; discernir a autenticidade de seu chamado a Vida Religiosa, trabalhando as motivações vocacionais; dar continuidade ao processo de auto-conhecimento e integração das várias dimensões da personalidade e o aprofundamento da fé. É um tempo privilegiado em que a Postulante faz a descoberta progressiva de si mesma e busca a identificação com o Carisma e Missão da Congregação; realiza uma experiência de vida em comunidade mais comprometida e participativa; aprimora seus conhecimentos e avalia suas capacidades para a vida em comum, amadurecendo a decisão de ingressar no Noviciado. (Plano Orgânico de Formação dos Santos Anjos)

Noviciado: “Tempo de partilha fraterna com a ajuda de Irmãs já engajadas na Vida Religiosa.
Tempo de encontros com formandos de outras Congregações.
Tempo de trabalho a serviço da Comunidade.
Tempo de estudo e aprofundamento da fé.
Tempo de oração comunitária e pessoal, para deixar o Senhor tomar posse de todo o nosso ser.
Tempo de lazer, de alegria, do desabrochar de cada uma na totalidade de sua pessoa.”

Votos Temporários – Juniorato: É o período que se inicia com a Primeira Profissão Religiosa e se estende até a emissão dos Votos Perpétuos. A Juniorista continua a consolidar a experiência vocacional feita no Noviciado, integrando e aprofundando sua consagração a Deus, no seguimento a Jesus Cristo pelos votos, inserindo-se numa Comunidade apostólica, com participação ativa e co-responsável em todas as expressões da vida e missão comum.O Juniorato caracteriza-se pela busca do equilíbrio entre a formação religiosa e acadêmica, no serviço apostólico, na identificação do seu carisma pessoal com o Carisma e projeto histórico da Congregação. (Plano Orgânico de Formação dos Santos Anjos)

Formação continuada permanente – Votos Perpétuos: “A Religiosa, cercada de seus familiares, de suas Irmãs de Congregação, de seus amigos, se engaja diante da Superiora Geral e do representante da Igreja, testemunhas de sua entrega definitiva.” (Revista SERVIR e AMAR – Congregação dos Santos Anjos) É o período que se estende da Profissão Perpétua até o final da vida. Tem como finalidade e objetivo dar continuidade ao processo de crescimento global da pessoa, afirmar sua fé, seguir contínua e radicalmente Jesus Cristo e viver plenamente a vocação religiosa, requerendo da Irmã uma formação contínua/permanente. (Plano Orgânico de Formação dos Santos Anjos)

Casas de Formação dos Santos Anjos:

Aspirantado:

Casa Marie Franco

Rua 18 de Outubro, nº 115  – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

CEP:20530-050

Tel: (21) 2208-2095

Postulantado e Noviciado:

Betânia – Casa de Encontros e Oração

Praça Júlio Corrêa e Castro, nº10 – Vassouras – RJ

CEP:27700-000

Tel: (24) 2471-1734