top of page
  • Foto do escritorCongregação dos Santos Anjos

Viagem a República Democrática do Congo



No fim do mês de julho, representantes da Congregação dos Santos Anjos viajaram para a República Democrática do Congo: Irmãs Marina Andrade, nossa Superiora Geral,Teresinha Falqueto, Diretora da Comunidade de Mâcon, na França e ThérèseKasiama, Juniorista nacional desse país.


Hospedadas na Comunidade Provincial das Irmãs Combonianas, elas encontraram a minha família e tiveram a oportunidade de conhecer vocacionadas locais, que se interessam em seguir a vida religiosa na Congregação.


Com esse objetivo, elas visitaram Congregações Religiosas Masculina (Oblatos de Marie) e Femininas (Santa Família de Bordeaux e Irmãs do Coração de Jesus), como também grupos apostólicos que eu, Irmã Thérèse Kasiama, também fiz parte: Focolar e AKADI, da Diocese de Idiofa.


Tivemos a oportunidade de ir ao encontro do Bispo Moko José, que, na sua simplicidade, acolheu - nos muito bem em Kimwenza (RDC).


Brasileiras, Irmãs Marina e Teresinha puderam ver, viver e “mergulhar” na cultura do povo congolês, uma realidade com pessoas ricas demais e outras muito miseráveis e outros...


Tudo é dinheiro, as coisas são muitos caras e o povo é sofrido, porém, corajoso, alegre, gentil e acolhedor.


Durante a estadia,participamos da terceira missa na Paróquia São Rafael, rezada em Latim e Francês e, também, das missas matinais com as Irmãs Combonianas, em Lingala e Francês.


Acompanhamos, em rito congolês, a missa dos Votos Perpétuos de minhaprimaCharlene Makasae Charlene Kuma , em Kimbondo, na paróquia Matter Dei.

Visitamosa Catedral,a primeira paróquia de Kinshasa, chamada Sainte Anne e o Banco que tem o mesmo nome que faz parte da Missão da Congregação dos Religiosos Scheutistas,Banco seguro da Igreja e Congregações.


Lá, toda aminha família e amigos se encantaram com as visitas recebidas ao Congo!

Agradecemosa cada um que rezou para que essa viagem corresse bem.


Ir. Thérèse Kasiama



Comments


bottom of page