JUBILEU DA JUVENTUDE – ROME 2025
- Congregação dos Santos Anjos
- 6 de ago.
- 2 min de leitura
Foi com imensa alegria que eu, irmã Josinês Luz Santos, da Congregação dos Santos, habitando em Poligny – Jura, Diocese de Saint Claude na França, aceitei o convite para acompanhar os jovens desta Diocese para o Jubileu da Juventude em Roma.
Unimos-nos com mais duas dioceses: Besançon e Belfort para viver essa aventura espiritual peregrinante viajando em 3 ônibus. Ao todo, nós éramos 160. Ficamos hospedados à uma hora de Roma, logo fazíamos esse trajeto todos os dias, além de pegar um metrô até o local das atividades.
Qual não foi nossa alegria quando, na terça-feira, estando bem próximos da Basílica São Pedro para a cerimônia de abertura, pudemos ver pela primeira vez o Papa Leão XIV. Cada dia uma nova descoberta de Roma, a cidade eterna. Seus edifícios sumptuosos, suas Igrejas monumentais, suas ruas plenas do charme europeu. Sem falar das pastas, pizzas e “gelatos” próprios do país. Louvado seja Deus por tantas maravilhas.
A juventude do Papa era vista e admirada por uns e outros em todas as ruas da cidade. Graças à alegria, coragem, espírito de sacrifício e de fé, próprios aos Peregrinos da Esperança.
Passar a Porta Santa, cada país em uma Igreja diferente, como o nosso grupo na Igreja do Latrão, foi um momento de união e paz profunda. Foi especialmente para receber as graças do Jubileu com suas indulgências plenárias que viemos e estávamos motivados.
Apesar do calor, dos inúmeros km à pé, das más condições do alojamento e ainda longe de Roma, os jovens deram um testemunho de desprendimento, de simplicidade e de aceitação, contentando-se com tudo e adaptando-se facilmente. Vê-se por ai que eles estavam concentrados no essencial, logo, nada os desviou desse objetivo.
“Vive flamme, ma seule esperance : que mon chant parvienne jusqu’à toi. De ton coeur jaillit la vie divine, sur la route j’ai confiance en Toi ".















